domingo, 8 de maio de 2011

A Marca de Uma Lágrima - Pedro Bandeira

       Sabe aquelas leituras que marcam a infância ou pré adolescência de qualquer pessoa? Esse livro é uma delas pra mim. Foi um marco para os meus 12 anos, de alguma forma eu  me identificava com a história. Obviamente, lendo hoje não sinto mais o mesma paixão de anos atrás, mas não deixa de ser uma bela narrativa, e que muitas escolas utilizam como conteúdo didático.


   
       O livro conta a história de Isabel, uma garota de 14 anos muito inteligente mas que carrega consigo todos os medos, decepções e inseguranças típicas dessa idade que a fazem crer cegamente ter encontrado em seu primo Cristiano o amor de sua vida. Seu dia-a-dia então passa a girar em torno dessa paixão platônica, em que ela escreve belos poemas expondo todos os seus sentimentos ocultos por seu primo.O mesmo no entanto nutre uma paixão por sua melhor amiga Rosana. Dividida, Isabel passa a mandar seus poemas para os dois sem que ambos soubessem de sua autoria.
      No meio dessa paixão obsessiva, a garota deixa passar despercebidos os sentimentos de Fernando (um rapaz de sua escola) por ela. A história toma um rumo diferente a partir do suicídio da diretora. Isabel passa a correr risco de vida por ter sido testemunha desta morte que poderia ter sido na verdade um assassinato. Com um final surpreendente, a história mistura um romance atípico a um clima de suspense um tanto policial.
       Pedro Bandeira utiliza uma linguagem culta e ao mesmo tempo popular, o que torna o livro uma leitura deliciosa.
       
       Abaixo, um dos meus diálogos preferidos:


"- Oi, sou Fernando, e você?
- Eu ? Sou a Ilusão...
- É um nome estranho pra quem está sozinha... A ilusão nunca está sozinha...
- Pode me chamar de cretina então, é meu apelido.
- Cretino é aquele que crê em tudo o que ouve. Você acredita em tudo ?
- Não. Só naquilo que me ilude.
- Acreditaria se eu dissesse que é a garota mais bonita da festa ?
- Não. Eu diria que está me gozando e o esbofetearia.
- Seria uma nova experiência ser esbofeteado por uma ilusão.
- Ou por uma cretina...
- Você tem resposta pra tudo, não é ?
- Só pra quem tem pergunta pra tudo."

3 comentários:

  1. Sempre tem os livros que nos marca.^^

    Gostei desse diálogo, Déia.
    Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, tinha outro...
    Um Amor de Verão, foi um que li e reli muitas vezes na minha infância.

    É logo no começo esse diálogo, o que nos impulsiona automaticamente a ler o resto do livro.
    Muito bom sim Fê, recomendo.

    ResponderExcluir