segunda-feira, 23 de maio de 2011

10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You)

            Mais uma vez ressaltarei o fato de que esta é uma visão minha sobre a obra em questão, não sendo uma análise única, mas sim pessoal. 

Direção: Gil Junger
Elenco: Heath Ledger, Julia Stiles, Larisa Oleynik, Joseph Gordon-LevittLarry Miller, David Krumholtz

Sinopse: "A situação está tensa na cada dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve custear Patrick Verona (Heath Ledger) na tentativa de fazer com que Katharina se apaixone por ele."

       Ok. "Dez Coisas que Eu Odeio em Você" não é o melhor roteiro já adaptado, nunca concorreria a um Oscar e tampouco é aclamado pela crítica. Mas é um dos maiores exemplos dessa categoria de filmes que acabam sendo um ótimo entretenimento, muito bem aceitos pelo público e consequentemente, sucesso de bilheterias.
       O romance, que na verdade é uma adaptação da famosa obra de William Shakespeare "A Megera Domada", foi um impulso para a carreira dos protagonistas Heath Ledger (que posteriormente provou seu talento como o Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas") e Julia Stiles. Repleto de referências à cultura moderna e citações literárias, o filme se tornou um clássico das comédias românticas da Sessão da Tarde.  

Elenco principal de 10 Coisas que Odeio em Você (1999)
       
       É interessante notar também as diversas alusões ao renomado autor da obra original como o sobrenome das duas irmãs Bianca e Katharina, Stratford (Shakespeare nasceu em Stratford-Upon-Avon) ou o nome da escola em que os personagens estudam (Padua), que é o mesmo da cidade onde se passa "A Megera Domada".
       Bom; referências à parte, além de um romantismo sarcástico e repleto de humor negro não posso deixar de citar a musicalidade genial que acompanha tudo isso perfeitamente. A trilha sonora original foi lançada pouco depois do filme e é excelente, apesar de não conter "Can't  Take My Eyes Of You" originalmente cantada por Frankie Valli. 

 Faixas

  1. "I Want You to Want Me" - Letters To Cleo
  2. "FNT" - Semisonic
  3. "Even Angels Fall" - Jessica Riddle
  4. "I Know" - Save Ferris
  5. "New World" - Leroy
  6. "Saturday Night" - Ta-Gana
  7. "The Weakness In Me" - Joan Armatrading
  8. "Atomic Dog" - George Clinton
  9. "Dazz" - Brick
  10. "War" - The Cardigans
  11. "Wings Of A Dove" - Madness
  12. "Cruel To Be Kind" - Letters To Cleo
  13. "One More Time" - Richard Gibbs

       Para relembrar um pouco, eis a inesquecível cena do nosso saudoso Heath Ledger  cantando "Can't  Take My Eyes Of You"nas arqibancadas do colégio.


       E aos que nunca assistiram ao filme, me perdoem o Spoiler, mas seria um pecado falar sobre esse filme e não mostrar a cena em que Katharina finalmente lista em um belo poema as 10 coisas que odeia nele:


Nada como ver a megera finalmente domada. :)

4 comentários:

  1. Esse filme é mto bom!

    O finado Ledger era MTO gato!!!


    Abs

    http://odesbunde.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo este filme, na época em que assisti, eu não tinha internet e nem nada, ai depois de assistir fui pausando só para poder copiar o poema.
    Não sabia da trilha sonora, vou baixar as musicas e conferir se são boas.

    ResponderExcluir
  3. Ah Heath Ledger deixou um marco em tão pouco tempo de vida!

    Gi, sabia que fiz a mesma coisa ? kkk
    Sério, copiei inclusive as duas versões (a dublada e a legendada). rsrs
    A trilha sonora é ótima, em especial a "War" do Cardigans, que é uma banda que eu gosto muito.

    um abração!

    ResponderExcluir
  4. Nos viravamos bem sem net, rsrsrs
    Fiz novas postagens, quando puder passa por lá.
    Pois eu sempre estarei por aqui.Beijus...

    ResponderExcluir