domingo, 24 de abril de 2011

Jamie Cullum - Live at Blenheim Palace



Jazz.
Um palácio na Inglaterra reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Um público claramente formado em sua maioria pela elite tradicional britânica.


       Até aí suponho que você imagina se tratar de um concerto de jazz em sua forma clássica. Mas definitivamente não é disso que estamos falando.
       Jamie Cullum, pra quem ainda não conhece, é um cantor e pianista de jazz contemporâneo inglês de 31 anos (e de jeito e aparência muito mais jovens) reconhecido por sua inovação nesse gênero musical. Desde seu primeiro álbum (Heard It All Before), além de cantar músicas de própria autoria, ele vem recriando canções de grandes nomes do jazz como Frank Sinatra de uma maneira moderna, mas sem perder o toque original. E dá certo.




       Podemos comprovar o resultado de seu trabalho nesse documentário gravado no Blenheim Palace em 2004. Diante de milhares de pessoas da alta sociedade inglesa, o cantor com jeito de menino (visivelmente à vontade - de All Star, camiseta e uma calça surrada) arrebata o público. Ele comanda o espetáculo de forma natural e espontânea do início ao fim demonstrando total harmonia com o piano. Harmonia mesmo, já que ele pode ser visto embaixo dele, dançando sobre sua tampa, ou até mesmo em seu interior (utilizando-o como um instrumento de percussão).








       Não bastando tudo isso, apesar de não ofuscar o talento nato de Cullum, sua equipe regular de músicos são brilhantes e muito bem escolhidos. Entre cada conjunto de músicas no DVD, há uma seleção documentada mostrando um pouco mais sobre o início da carreira do cantor, turnês, entrevistas, entre outras coisas. Nos extras, clips e canções ao vivo em diferentes lugares.
       Enfim, um DVD que vale a pena ser adquirido. E merece com toda certeza ser visto e revisto. E visto de novo.


Só pra vocês terem uma vaga idéia do belíssimo local onde se passa o show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário